segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CONTRA QUEM DAVI PECOU


Nos Salmos 51, Davi diz que contra o Senhor, Pecou só contra Deus. Ele se equivocou. Ninguém peca só contra Deus.
1. Davi pecou contra Bate-Seba.
Deixou-a grávida durante a prolongada ausência do marido. ”A reação de Bae-Seba é de pânico: a adúltera está sujeita apena de morte e a prova de adultério está no seu seio” (L.A.Schokel, em A Biblia do peregrino, p.570)
2. Davi pecou contra o pai e contra o marido de Bat-Seba. A mulher tinha alguém ao lado dela. (Há dois sérios agravantes: 1° Urias era um estrangeiro (hitita, ou heteu) radicado em Israel e provavelmente um prosélito do judaísmo, pois o seu nome significa “o Senhor é a minha luz”;) 2°ele era um dos 37 membros da guarda pessoal de Davi (2 Sm23.39) e um dos seus principais  guerreiros,que lhe  “deram um grande apoio para estender o seu reinado a todo o país”( 1Cr 11.10,41).
3. Davi pecou contra suas sete esposas:
Milcal, Aiinoã, Abigail, Maaca, Hagite, Abital e Eglá
(1Sm 25. 39-43; 2Sm 3.2-5).Foi infiel a elas .Duas era princesas(Mical e Maaca). Uma era viúva de Nabal. A traição maior teria sido contra Mical, “a esposa de sua juventude” (PV 5.18), aquela que o amava e pela qual ele matou duzentos filisteus (1 Sm 18.20-28).
4. Davi pecou contra seus filhos: Amnon (o mais velho), Quileabe (ou Daniel), Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão tamar (todos nascidos em Hebrom) e mais alguns nascidos em Jerusalém (1Cr 3.1-9).
5. Davi pecou contra suas dez concubinas (esposas secundárias), com as quais teve outros filhos (1Cr 3.9;2Sm 15.16; 20.30).
6. Davi pecou contra o profeta Natã, Seu amigo, aquém ele havia procurado para conversa sobre a construção do templo em Jerusalém (2 Sm 2. 1-17).
7. Davi pecou contra o seu próprio povo. Contra aquelas mulheres que saíam “de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças alegres e instrumentos de três cordas” e cantavam: ”Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares” (1Sm  18.6-7). Contra aqueles 600homens endividados e descontentes que se colocaram debaixo de sua liderança durante o exílio (2Sm 22.2;23.13).Contra aqueles desertores de benjamim, Gade,Judá e Manasses que romperam com Saul e se aliaram a ele (1Cr 12.1-22).Contra aquela multidão de soldados de todas as tribos que “vieram a Hebrom totalmente decididos a fazer de Davi rei sob re todo o Israel”(1Cr 12.38).Contra aqueles três chefes do batalhão dos trinta que se infiltraram no acampamento filisteus para trazer água do poço de Belém para ele beber(1Cr 11.15-19).
8. Davi pecou contra as nações, porque a sua fama “espalhou-se por todas as terras”, e o Senhor havia feito “com que todas as nações o temessem” (1Cr 14.17). Os povos viam a gloria de Deus por meio do povo eleito do rei. Com aquele mau exemplo, Davi “deu oportunidade aos inimigos do Senhor de desprezarem a ele e até de dizerem coisas horríveis contra ele” (2Sm 12.14,BV).
9. Davi pecou contra o Decálogo.
Embora tenha escrito que “a lei do Senhor é perfeita e revigora a alma” (Sl 19.7) e que ela estava “no fundo do seu coração” (Sl 40.8), Davi quebrou 40% do Decálogo de uma vez só. Em ordem cronológica, ele quebrou o décimo mandamento (“Não cobiçarás”). É por isso que ele usa duas vezes a palavra “transgressões” no Salmo 32. Ele quebrou o nono mandamento no demorado esforço de manter as aparências e fazer tudo em segredo, às escondidas (Sm 12.12).
10. Davi pecou contra Deus. Depois da repreensão de Natã, ele mesmo admitiu: “pequei contra o Senhor” (2 Sm 12.13). No Salmo escrito na ocasião, Davi confessa: “contra ti, pequi” (Sl 51.4).  Por meio do escândalo e da repercussão dele, Davi insultou (NVI), ultrajou (EP Ebj), desprezou (EPC, BP e NTLH) e ofendeu (TEB) o Senhor.
(Artigo extraído da revista ultimato)

Nenhum comentário: