quarta-feira, 26 de maio de 2010

"DEUS CANSADO"

                      " DEUS  CANSADO"
   Deus está cansado! pode ser que minha colocação em principio não seja compreendida e me digam como Festo,governador romano,disse ao Apostolo Paulo quando apresentava a sua defesa perante o rei Agripa:"Está louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!" e ele disse: "não deliro, ó potentissimo Festo!Antes, digo palavras de verdade e de um saõ juizo" (At.26.25). Também digo o mesmo, não estou em um delirio teologico"e nem, tampouco, propando um "fanatismo irresponsavel". Digo palavras de verdade e de um são juizo. Deus está cansado não  quero dizer, com issto, que Ele está com esgotamento fisico ou mental. Não. Deus é Espirito e não está sujeito a essas  limitações e debilidades humanas.Ele é oniciente (sabe todas as coisas),é onipresente(não está limitado ao espaço),é onipotente(não há nada impossivel para Deus, a única coisa que Deus não pode é negar a si mesmo, deixar de ser Deus -2tm. 2.13).Conheço as passagens da Bíblia como Is 40.28-29: "não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fadiga?Não há esquadriinhação do seu  entendimento .Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que  não tem nenhum vigor."Estou ciente das palavras do Salmista que diz: "Aquele que te guarda não tosqueneijara.Eis que não tosqueneijara nem dorminara o Guarda de Israel"(SL.121.3-4).O cansaço de Deus vem de outras fontes, de outras origens e é exatamente sobre isto que quero falar: as coisas que tem cansado Deus, que o tem levado à exaustão.
Deus esta cansado com o pecado que lastra no mundo.
Deus não é um ser mporalmente neutro, ele não pode passa por cima do pecado como se ele não exitisse. Deus não assiste  se camarote, passivamente, as atrocidades e os pecados grosseiros que impiamente são cometidos. Alguns pensam que porque Deus é bom, no final Ele vai dar um 'jeitinho" e salvar todo mundo,mas, esquece que ele, tambem, é santo e justo. para esses que assim pensam ha uma palavra de advertencia no Sl. 7.12: "Se o homem se não converter, Deus afiara a sua  espada; já tem armado o seu arco e esta aparelhado'.
Deus está cansado com o que se vê  nos jornais diarios. se os habitantes de sodoma e Gomorra estivessem aqui,  talvez, cobriram o rosto de vergonha das coisas que acontecem atualmente. Oséias dennciou o pecado crescente dos seus dias desta forma:"ouvir a palavra do Senhor, vós filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem beninidade, nem conhecimento de Deus na terra. Só  prevalecem o perjurar, e o mentir, e o matar, e o furta, e o adulterar, e há homicidios sobre homicidios"
(Os.4 1-2
). Os pecados de Israel levaram Deus ao cansaço, a exaustão, como ele diz em isaias 43.24:" me deste trabalho com os teus pecados e me cansaste com as tuas maldades". Hoje não é diferente. ele esta cansado com o pecado que lastra no mundo e que muitas vezes vem sob uma roupagem de festa popular, filclore ou manifestação cultural.
Deus esta cansado com a hipocrisia religiosa.
"Parem de trazer ofertas inuteis! o inenso é para mim abominação, e tambem as festa da lua Nova, e os sabados, e a convocação das congregações: não posso suportar iniquidade, enm mesmo o ajuntamento solenidades, as aborrecem a minha alma; já me são pesadas; ja estou cansado de sofre-las(Is.1.13-14).O povo  de Israel, hipocritamente, ofereia sa suas oferta semanais, mensais e anuais, comemoravam a festa do tabernaculo e o dia da expiação, mas sem arrependimento. faziam isso e continuavam a pecar ainda mais.Deus, então, disse:"Estou cansado"! Jesus, tambem, se cansou com a hipocrisia dos escribas e fariseus proferindo não menos que  sete ais contras eles. Eis algumas dessa sentenças concideveis:"Ai de vós escribas e fariseus, hipocritas! pois que fechais aos homens os reinos dos ceus; e nem vós, condutores cegos'! "Ai de vos, escribas e  fariseus  Hipocrita" Coais um mosquito e engolis um camelo'. " Ai de vos escribas e fariseus  hipocreitas! pois  que limpais o exterior do corpo e do prato, mas oo interior  está cheio de ossos de mortos  e de iniquidade. ´pois qie sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora ralmente parece formosos, mas inteiriomente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundicia Assim, mas inbteriomente estais cheios de Hipocrisia e de iniquidade"(Mt23.13,16,23,24,25-27),
Deus está cansado com as desculpas esfarrapadas que forjamos.
Tornamo-nos especialistas em forjar desculpas,herança da natureza caida de Adão, procuramos transferir nossas responsabilidades. As vezes alegamos  incompetência, como Moises que disse "Não sou homem eloquente,porque sou pesado de boca e de lingua " e insistiu ára que Deus enviasse outro. Essquecemos sue se Deus usasse pessoas perfeitas para realizar alguma coisa,nada seria realizado.
Deus está cansado com aqueles que se cansam dele.
"Contudo, tu não me invocaste a mim , ó Jacó , mas te cansaste de mim, ó Israel"(Is.43 22). A maioria das pessoas não se casam com o carnaval onde aumenta o numéro de mães e pais solteiros; com o sconsumo de drogas ebebidas alcoolicas; não ficam entendiados com adulterio, prostituiçao e as  "cinzas naquarta feira"
levados pela olusão de que Deus está sobrando no mundo, muitos tem se cansado dele.
CONC: Que possamos ser motivo de alegria e não de cansaço num mundo onde já existem tantas coisas para deixar Deus "cansado."
 ( Artigo extraido do jornal Ide  pelo pastor Paulo C. S.M)

Um comentário:

Pr.Wáldson Lima disse...

Meu amado irmão e companheiro de jugo,paz e graça do Senhor sobre tí.
Parabenizo-te por tão excelente Artigo "Deus Cansado".Gostei e 'bebí' alegremente de cada palavra alí postadas.
'Entendo'Deus Cansado,por tantas coisas contrárias ao que Ele gostaria que os homens fizessem.
Vou publicar em meu Blog, caso o irmão me permita.
Agradeço sua atenção.Outrossim, gostaria de seguir o seu Blog, mas não achei o botão de 'seguir'.Pode me informar como faço?
Obrigado por seu comentário no meu Blog.
Viva vençendo!!!
Seu irmão menor.